CTB Digital

CTB Digital

Comentário

 

    O artigo 211 procura punir aquele condutor que desrespeita a fila de veículos. Sob o aspecto conceitual, todavia, há que se apontar dois erros redacionais, por conta dos termos utilizados, pois “ultrapassagem” e “parada” possuem conceitos bem delineados, pelo Anexo I do CTB.
    A “ultrapassagem” caracteriza-se pelo movimento de passar à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego, necessitando sair e retornar à faixa de origem. Portanto, seria incorreto dizer que ocorre a ultrapassagem em relação a veículos que se encontram imobilizados; este é, aliás, o segundo equívoco, tendo em vista que “imobilizados” seria a expressão mais adequada, do que “parados”, como consta no texto legal, já que a parada se configura pela imobilização do veículo com uma finalidade específica: embarque e desembarque de passageiros.
    Assim, melhor estaria redigida a infração, se a conduta descrita fosse “Desrespeitar fila de veículos, imobilizados em razão de...”; até porque o verbo “desrespeitar” pressupõe qualquer forma de avanço do veículo, à frente daqueles que chegaram primeiro, independente se ele saiu e retornou à faixa de origem (ultrapassagem), ou se apenas passou pelos veículos imobilizados, enquanto transitava em faixa diversa (passagem por outro veículo).
    Quanto aos motivos causadores de fila, são relacionados o sinal luminoso, a cancela, o bloqueio viário parcial ou qualquer outro obstáculo, ao qual podemos acrescentar, por exemplo, o obstáculo decorrente da espera para balsa de travessia, muito comum em cidades litorâneas.
    A parte final do artigo, ao prever “com exceção dos veículos não motorizados” deixa, também, dúbia interpretação, não sendo possível saber se a exceção refere-se aos veículos que ultrapassam ou aos quais são ultrapassados; por uma interpretação lógica, tenho preferido a segunda opção, já que, em todas as outras infrações de trânsito, não há qualquer preocupação em se mencionar se os veículos não motorizados também estão ou não sujeitos à reprimenda.
    Destaca-se, ainda, que redação semelhante ao artigo 211 é encontrada no artigo 203, inciso IV, com a diferença que, enquanto o dispositivo legal sob comento refere-se à condução do veículo na mesma mão de direção, o artigo 203 pune a conduta que ocorre na contramão de direção.

Autor:

    Os comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Empresa.

    É estritamente proibido o uso e/ou publicação desse material, em qualquer meio, sem permissão expressa e escrita do autor do comentário.

Art. 211

Capítulo XV - DAS INFRAÇÕES

Ultrapassar veículos em fila, parados em razão de sinal luminoso, cancela, bloqueio viário parcial ou qualquer outro obstáculo, com exceção dos veículos não motorizados:
Infração - grave;
Penalidade - multa.
 

AS IMAGENS EXIBIDAS SÃO MERAMENTE ILUSTRATIVAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. ATUALIZADO EM: 20/09/2017. POWERED BY TOTALIZE INTERNET STUDIO.  Site map